Governo capacita supervisores e visitadores do Programa Criança Feliz

13/02/2020 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins; fotos: Carlessandro Souza

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), inicia na segunda-feira, 17, uma capacitação voltada para supervisores e visitadores municipais do Programa Criança Feliz. O curso segue até o dia 21, no prédio da Setas em Palmas, com início previsto para as 8h.

Segundo a coordenadora estadual do Programa, Katilvânia Guedes, “a capacitação tem o objetivo preparar os profissionais dos municípios que aderiram ao programa em setembro de 2019; que foram Babaçulândia, Lagoa da Confusão e Miracema. O foco são os gestores municipais do Criança Feliz, e também os supervisores e visitadores que ainda não participaram do curso”.

A carga horária total do curso é de 40 horas; e durante as aulas serão realizadas oficinas de orientação com recursos didáticos e aulas práticas para que aprendam a metodologia da visita domiciliar.

Programa Criança Feliz

O Programa foi instituído pelo decreto nº 8.869 de 5 de outubro de 2016, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Coordenado pelo Ministério da Cidadania, articula ações políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos e direito das crianças e adolescentes.

O público prioritário a ser trabalhado são gestantes, crianças de até três anos e as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, bem como crianças de até seis anos e as famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (PBC), e crianças de até seis anos e afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva.