Técnicos da Setas participam de Encontro Nacional do Congemas em Belém

09/08/2019 - Cláudio Duarte/Governo do Tocantins; Fotos: arquivo

Técnicos da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) participam do XXI Encontro Nacional do Congemas, que teve início na quarta-feira, 7, na cidade de Belém, estado do Pará. O evento tem como tema “Os desafios da proteção socioassistencial em contexto de restrição fiscal”, e prossegue até as 18h desta sexta-feira, 9.

O Encontro Nacional visa debater a diversidade regional brasileira com o olhar atento dos gestores sobre a proteção socioassistencial e para os problemas vivenciados nos municípios; possibilitando a construção da unidade dos gestores municipais em defesa do SUAS e aprimorando a participação desses atores nas instâncias de pactuação e deliberação.

O subsecretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Tiago Costa, presente ao evento, falou da importância da participação da pasta no encontro. “Os encontros nacionais são espaços privilegiados de conhecimentos e debates que aprimoram e fortalecem as ofertas dos serviços socioassistenciais para alcançar os usuários da assistência social”, ressaltou ele.

Participam do evento, gestores e trabalhadores municipais da Assistência Social, Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social, secretários municipais de Assistência Social, representantes do Ministério da Cidadania, representantes de vários órgãos do Governo Federal, instituições de ensino superior, entidades e organizações de assistência social, além de usuários e outros atores do SUAS.

CONGEMAS

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) tem por finalidade defender a Assistência Social como política de seguridade, assegurando a perspectiva municipalista da Assistência Social. Sua atuação está pautada na participação ativa nos Conselhos, Comissões e outros Colegiados afins, com vista ao fortalecimento da representação municipal na gestão e operacionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).