Notícias

Tocantins é pioneiro na aquisição de equipamentos para Centrais de Distribuição

10/05/2019 - Texto: Cristiane Lima/Governo do Tocantins; Fotos: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Em um cronograma de entregas do Governo Federal, o Tocantins é o primeiro estado do país a adquirir equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para todos os municípios que o integram. Caminhões, câmaras frias, balanças de precisão, mobiliário, computadores, condicionadores de ar e paletes de polietileno vão equipar as centrais de distribuição de alimentos produzidos pela agricultura familiar e direcionados às entidades cadastradas no programa Compra Direta.

Conforme o Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, José Roberto Carlos Cavalcanti, mais de três mil agricultores serão beneficiados diretamente com estes equipamentos que vêm para facilitar e estruturar suas atividades. Já a produção dos alimentos atenderá 12 mil pessoas, que são beneficiadas por meio de 125 entidades assistenciais. “São equipamentos que vem para profissionalizar a atividade da agricultura familiar, e é a oportunidade dessa classe mudar de fase e expandir seu trabalho”, pontuou.

Durante a cerimônia, o governador Mauro Carlesse explicou a necessidade de medidas de enxugamento necessárias para possibilitar e garantir a capacidade de investimento do Estado. “A nossa determinação é de celeridade em todos os processos e com o enxugamento da máquina conseguimos dar a contrapartida em recursos do Estado para garantir a vinda destes benefícios” destacou.

Para o gestor da Secretaria de Estado do trabalho e Desenvolvimento Social, órgão que organizou a aquisição destes equipamentos, Messias Araújo, os equipamentos representam a concretização de melhores condições de trabalho para a agricultura familiar e principalmente o fortalecimento da política de segurança alimentar do estado. “Os alimentos destas centrais são canalizados do programa compra direta para as entidades que trabalham diretamente com pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, um processo acompanhado pelo conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, o Consea”, explicou.

As 14 maiores cidades, com mais de 15 mil habitantes receberão, além do kit com equipamentos, uma câmara e um caminhão frigoríficos, devido ao maior volume de matéria-prima que essas centrais demandam. Gurupi é uma destas cidades e para o prefeito Laurez Moreira os equipamentos são uma grande conquista e vem para fortalecer o segmento da agricultura familiar. “Já estamos estruturando a nossa central de distribuição e será inaugurada em breve já com estes equipamentos”, comentou.

A cerimônia de entrega dos equipamentos, que representam um investimento total de mais de R$ 5,7 milhões de reais, ocorreu na tarde desta quinta, 9, durante a Agrotins. Na ocasião, o Governo do Tocantins entregou 23 títulos definitivos de propriedade, beneficiando 23 pessoas de Palmas e Monte do Carmo; e assinou uma Medida Provisória que trata do reconhecimento e convalidação de títulos paroquiais, que com a regularização terão o agronegócio fomentado, com a facilidade de acesso a crédito e possibilidade de investimentos.

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia