Mais 600 atendimentos já foram realizados pela 2ª edição do Projeto “Juntos Pela Cidadania”, em Mateiros

08/10/2019 - Eliane Tenório/Governo do Tocantins

Com proposta de promover ações que visem à garantia de direitos e o livre exercício da cidadania, o Governo do Estado por meio das equipes da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), da Secretaria de da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), estão realizando o projeto “Juntos Pela Cidadania”. As primeiras atividades do projeto tiveram início na sexta-feira, 4, no povoado quilombola Mumbuca, e finalizam  nesta quarta-feira, 9, com  entrega de certificados e balanço de todas as ações das secretarias envolvidas no projeto.

Outro objetivo da ação é fortalecer a garantia de direitos das crianças e adolescentes, por isso equipes mobilizaram professores e se reuniram com membros da rede de proteção dos direitos da criança e adolescente, para transmitirem orientações acerca da proteção desses direitos e para realizarem encaminhamentos para enfrentamento das violências e vulnerabilidades.

O primeiro dia de ação, contou com a emissão de 132 RG’s, 320 fotos 3x4, visita técnica à comunidade quilombola Mumbuca, 97 participantes nas palestras sobre violência doméstica, 55 participantes  nas palestras  de prevenção contra drogas, 188 testes rápidos  para DST’s, capacitação profissional de 22 pessoas do povoado Mumbuca e reunião com as Comissões dos quilombos na região.

Durante os dias de programação, também estão sendo ofertados cursos profissionalizantes, nas áreas de design de sobrancelhas, cabeleireiro, maquiagem, artesanato e panificação, por meio da Setas.

A servidora da Setas, Rosy Barros, informou que a partir desta terça-feira, 8, equipes da Setas  e da Seciju estão atendendo na sede da prefeitura de Mateiros,  oferecendo atendimento exclusivo às comunidades. “São serviços de cabeleireiro, maquiagem, design de sobrancelhas, fotos 3x4”, afirmou. “Nosso trabalho está focado na capacitação, até o momento foram cerca de 160 capacitações, com 40 horas de curso e aproximadamente  300 atendimentos  à comunidade”, informou.

A diretora dos Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, relata o saldo positivo do primeiro dia da ação. “A ação já obteve saldo bastante positivo, pois pessoas que estavam sem conseguir atualizar seus benefícios por falta de documentação adequada agora têm a oportunidade de acessar esses direitos. “Muitos enfrentam distâncias para chegar até Mateiros, mas a população está chegando para usufruir os serviços oferecidos”. O projeto vem ao encontro com muitos anseios, aos direitos humanos, a garantia de cidadania para a população”, ressaltou.

O papiloscopista do Instituto de Identificação da SSP, Tito Rodrigues Lustosa falou do atendimento e do projeto que somente no primeiro dia foram 132 pessoas atendidas, em 132 processos de identidade. “A perspectiva é para atender aproximadamente 300 pessoas”, afirmou. Destacou também a iniciativa do Governo do Tocantins para que a população tenha acesso aos direitos básicos. “É um trabalho que vem assegurar o direito à cidadania, com o projeto os moradores de Mateiros e região não vão precisar se deslocar do distrito para ter acesso aos documentos e informações básicas”, afirmou.

Parcerias

O projeto, coordenado pela Seciju conta com parcerias importantes para o bom desenvolvimento das ações, além das secretarias de Segurança Pública e da Setas, a atividade também conta com apoio da prefeitura de Mateiros.

Com a colaboração da Jaqueline Moraes/ Governo do Tocantins.