Hóspedes da Casa de Apoio Vera Lúcia recebem kits de higiene pessoal do TCE

25/01/2019 - Texto: Cristiane Lima/Governo do Tocantins Foto: Victória Milhomem (TCE)

Nesta sexta, 25, a Casa de Apoio Vera Lúcia, instituição mantida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – Setas, recebeu de um grupo de servidoras que representavam o Tribunal de Contas do Estado – TCE kits de higiene pessoal que foram arrecadados como forma de inscrição durante a 3ª edição do Passeio Ciclístico, ocorrido em dezembro passado.

As doações foram entregues a acompanhantes de pacientes dos hospitais públicos em Palmas que têm na Casa de Apoio o suporte que precisam para permanecerem na cidade enquanto acompanham parentes e amigos que precisam de atendimento hospitalar.

Cleane do Nascimento, de Divinópolis, é uma destas pessoas. Está na Casa de Apoio há um mês, enquanto seu esposo, José de Sousa, finaliza um tratamento oncológico que faz no Hospital Geral de Palmas. “Ele me pedia um boné já faz um tempo, por causa da perda do cabelo e esse veio em boa hora”, comenta, sobre a peça que integra o kit que recebeu. Sobre a estadia, ela considera-se em casa, já que não tem parentes na cidade e também não tinha condições de arcar com hospedagens.

O grupo do TCE foi recebido pela gerente da Casa de Apoio, Elisângela Sardinha, juntamente com a Assistente Social da Setas, Halana Magalhães, e um grupo de servidoras do órgão. Em nome do secretário Messias Araújo, Halana destacou a importância da doação. “Em tempos de grandes desafios é imprescindível a parceria. É momento de agradecimento e também de abertura para que outras instituições tenham espaço para estabelecer parcerias semelhantes”, reproduziu Halana, por orientação de Messias Araújo, que estava em outro compromisso.

Casa de Apoio

Em 2018, mais de 21 mil pessoas do interior do Tocantins e também de outros estados passaram pela Casa de Apoio Vera Lúcia, recebendo hospedagem e alimentação. São 126 leitos que quase sempre estão todos ocupados, sempre por pessoas que não têm condições de pagar hospedagem para receber ou acompanhar atendimentos em saúde na capital.

Doações

Além da hospedagem, o Governo do Tocantins fornece alimentação para os hóspedes da Casa de Apoio. Mas cada pessoa possui uma particularidade, por isso a instituição está sempre aberta a parcerias para atender os hóspedes que precisam de roupas, calçados fechados (exigência dos hospitais), itens de higiene pessoal, e alimentação complementar.

A gerente da Casa Elisângela Sardinha, destaca que as doações são sempre bem-vindas. Para mais informações, o telefone de contato é o 63 3218-2465.