Notícias

Selo Unicef realiza primeiro encontro de capacitação no Tocantins

09/03/2018 - Adriana Grigolo / Governo do Tocantins; Foto: Leandro Pinheiro

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) dá início nesta próxima semana ao 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF para os municípios do Estado do Tocantins. Equipes do UNICEF e Governo do Estado, estarão reunidos em dois municípios-polo com gestores públicos dos 85 municípios tocantinenses que aderiram a 3ª edição do Selo Unicef (2017-2020). Os treinamentos acontecerão de forma regionalizada nos dias 12 e 13 de março em Palmas, a partir das 8h30, na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e 15 e 16, na cidade de Araguaína.

Os encontros terão a participação de representantes do Governo do Estado, das secretarias do Trabalho e Assistência Social (Setas), Saúde, Educação, Juventude e Esportes (Seduc), parceiros do UNICEF e dos profissionais indicados por cada municípios como articulador municipal do Selo UNICEF e mobilizador de adolescentes e jovens.

De acordo com o oficial do UNICEF,Antônio Carlos Cabral, depois de todo o processo de adesão dos municípios ao Selo o primeiro momento de aproximação com os prefeitos e suas equipes será por meio desta capacitação. O treinamento visa dar aos gestores o passo a passo de como deverão trabalhar até 2020, para então receberem a certificação.

Além da metodologia do Selo UNICEF, a capacitação visa explicar aos municípios como deverão realizar os Fóruns Comunitários que terão intuito de promover a participação social e mobilização dos adolescentes. “Nosso grande objetivo é garantir o envolvimento e o protagonismo desses adolescentes em todo esse processo, levando-os a discutirem os indicadores do seu município”, explicou o oficial do UNICEF.

A secretária da Setas, Patrícia do Amaral, reafirmou o total apoio do Governo do Estado ao Selo UNICEF, um compromisso firmado pelo governador Marcelo Miranda em 2008 e ratificado em 2013. “Temos trabalhado com afinco junto aos municípios para garantir esse crescimento em nossos indicadores relacionados a crianças e adolescentes. Trata-se de mais uma ação em prol desse público que é considerado prioridade para essa gestão”, declarou Patrícia.

Sobre o Selo UNICEF

A estratégia do UNICEF visa reduzir as desigualdades e garantir os direitos de crianças e adolescentes, qualificando políticas públicas, fomentando e discutindo a intersetorialidade e orientando os gestores quanto a necessidade de trabalhar com gestão por resultados.

Compartilhe esta notícia