Notícias

Setas participa da abertura dos VI Jogos Especiais das Apaes do Tocantins 2017

06/10/2017 - Cláudio Duarte/Governo do Tocantins; Fotos: Sônia Pugas

Representando o Governo do Tocantins, a Secretária Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, participou na noite desta quinta-feira, 5, da abertura dos VI Jogos Especiais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Tocantins, no Ginásio de esportes do CEULP/ULBRA, em Palmas. A competição é uma iniciativa da Federação das Apaes do Tocantins (Feapaes – TO) e Apae de Palmas. Neste ano, os jogos têm como lema: “Pessoas com deficiência: direitos, necessidades e realizações” e seguem até este sábado, 7.

“Aqui todos são vencedores, colaboradores e atletas vivenciando suas batalhas diárias por meio do esporte. Queremos nesse momento fazer com que esses atletas percebam suas capacidades, e aqui eles podem demonstrar suas habilidades e seus potenciais”, disse a presidente da Feapaes, Marciane Machado Silva, ressaltando a importância da competição e da participação de cerca de 700 pessoas envolvidas na mesma, entre atletas, voluntários e parceiros.

As competições serão nas modalidades de futsal, atletismo e natação; participam atletas das Apaes de 26 municípios tocantinenses, e haverá premiação de medalhas para os melhores colocados e troféus para todas as delegações participantes.

Apesar de se tratar de uma disputa, na opinião da presidente da Apae de Cristalândia, Marilene Dalchiavon Santin, o que os participantes gostam mesmo é do espírito que os jogos propiciam. “Ganhando medalha ou não é sempre uma honra para eles participarem e interagir com os outros atletas; e apesar do incentivo para que vençam, eles estão preparados para quando isso não aconteça; o espírito é de participação”, observou.

Os jogos olímpicos da Apae foram ressaltados pela secretária Patrícia do Amaral como de suma importância, haja vista que além de ser uma forma de inserção social, é um momento de confraternização entre os atletas e também oportunidade que têm para mostrar o potencial de cada um. “O empenho e garra desses atletas são exemplos para todos nós”, afirmou.

APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foi criada em 1954, no Rio de Janeiro (RJ). Trata-se uma organização social cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e múltipla. A Rede Apae está presente em mais de dois mil municípios em todo o território nacional.

Participe

VI Jogos Especiais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Tocantins. Dias: 6 e 7 de outubro.

Informações: 3214.8024 (Apae de Palmas) e 32153955  (Feapaes- TO).

Compartilhe esta notícia